FOMENE Participa da gravação do video clipe "EU SOU NEGÃO" Do cantor e compositor Arthur Vinih PDF Imprimir E-mail

b_200_150_16777215_0___images_stories_arthur_vinih_e_fomene.jpg

 

No domingo, dia primeiro de maio na sede do GANGA ZUMBA – Ponte Nova MG, o Fórum Mineiro de Entidades Negras -FOMENE- participou da gravação do vídeo clipe “EU SOU NEGÃO” do cantor e compositor Arthur Vinih. Arthur Vinih, é cantor e compositor da cidade de Ponte Nova/MG, um artista da nova geração da MPB que vem se destacando nos últimos anos, especialmente em 2015 após lançar “ INVERSO”, seu novo disco, no cenário nacional (suas músicas estão na programação das principais rádios do país como a MPB FM e Rádio Nacional, ambas do Rio de Janeiro), e agora ganhando espaço também fora do país. Na segunda semana de março de 2016, um site de Portugal chamado MUSICA DO BRASIL postou uma matéria sobre o disco e disponibilizou as faixas para os internautas.

A música e o vídeo clipe de “EU SOU NEGÃO” abordarão um assunto sempre presente em nosso cotidiano, o racismo. Arthur Vinih quis questionar em sua obra a expressão utilizada de maneira corriqueira pela população de tratar o cabelo crespo como um cabelo “ruim”. Em seu projeto, o artista chama atenção para o significado da palavra “ruim”, segundo o Dicionário Aurélio: “Mau, Que não presta...” e, questiona através de sua música “Por que você chama o meu cabelo de ruim? ” Rebatendo o estigma imposto pela sociedade, de que o cabelo crespo é um cabelo ruim, depreciando assim a imagem do negro.Arthur Vinih busca através da música “Eu Sou Negão” conscientizar seu público bem como toda sociedade quanto às questões de valorização da raça negra assumindo uma postura de autoafirmação e orgulho das características do negro.

 

O lançamento de “Eu Sou Negão” está previsto para as próximas semanas e promete surpreender. E são projetos assim que o FOMENE apoia, por que acredita que a Arte é um dos meios para se combater o Racismo.